quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Guarapari (ES) recebeu encontro de populações negras e povos tradicionais


Aconteceu no domingo (04) e foi até o dia seis de setembro em Guarapari, o “1º Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais”, promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Governo Federal, com o apoio do Governo do Estado e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Espírito Santo.
Este encontro é um evento temático da Conferência Nacional que representa um grande avanço na discussão da segurança alimentar e nutricional da população negra, e dos povos e comunidades tradicionais.  No Espírito Santo, esse público é representado pelos povos indígenas, comunidades quilombolas, povos de terreiros, pescadores artesanais, população pomerana e comunidades ciganas.

O Encontro teve o objetivo de construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável para a População Negra, Comunidades Quilombolas e demais Povos e Comunidades Tradicionais, e promover sua soberania e segurança alimentar e nutricional por meio da implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas esferas de governo e com participação desses segmentos.




O Encontro teve o tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos.” Os debates foram orientados pelos eixos temáticos: Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Plano Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; Sistema e Política Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.




A População Negra e Povos Tradicionais, conforme apontam pesquisas são considerados de alta vulnerabilidade social, apresentando elevados níveis de insegurança alimentar e nutricional. Desta forma, o evento está sendo considerado como fundamental para aprofundar debates e ações na área da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. “Foi um belíssimo encontro, representado por diversos povos que traz a riqueza cultural do povo brasileiro”, afirmou o secretário Rodrigo Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário