segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Governo do Estado anuncia mais 17 novos Cras até o final do ano

 15/06/2011

O Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), vem cumprindo sua meta de aumentar o número de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), em todo território capixaba. Em 2011, já foram entregues aos municípios, 4 Cras  (Anchieta, Atílio Vivácqua, Ibatiba e Marilândia).

De acordo com o secretário Rodrigo Coelho, até o final do ano, mais 17 unidades serão entregues. “Até o final do ano vamos inaugurar mais 17 unidades, mas estamos trabalhando com uma meta de 20 Centros de Referência. Estamos investindo nos municípios um valor total de R$ 7.948.692,24, para que tenhamos um rede de assistência estruturada e capaz de atender com qualidade as famílias”, ressaltou.

Em todos os Centros, que são instalados intencionalmente nas zonas de vulnerabilidade social dos municípios, são executados os serviços de Proteção Social Básica com famílias e indivíduos, visando à orientação e o convívio sócio familiar e comunitário. O principal serviço ofertado é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem o objetivo de prevenir, potencializar e contribuir para autonomia das famílias.
 
Em cada município capixaba existe um ou mais Centros de Referência, que desenvolvem com os usuários atividades como palestras, recepção e acolhida, acompanhamento de famílias e indivíduos, grupo ou oficina de convivência (jovens e idosos), atividades socioeducativas com famílias, visitas domiciliares, atividades de inclusão digital, encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial e outras políticas públicas, bem como encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único e ainda articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.
 
A capacidade de atendimentos nos Cras, variam de acordo com a classificação de cada município. O município de pequeno porte tem capacidade de atender até 500 famílias ano, já o município classificado como de pequeno porte II , atendem a 750 famílias ano e Municípios de médio e grande porte atendem até 1.000 famílias ano.
 
Os Centros de Referência serão fundamentais na estratégia do Governo em reduzir a pobreza no Espírito Santo. “Vamos concentrar as nossas ações nos Cras, estruturando, capacitando os servidores para que encontremos as famílias capixabas que estão em situação de extrema vulnerabilidade”, concluiu o secretário.
 
Texto: Rodrigo Sant’Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário