sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Estratégia de enfrentamento a pobreza no ES vira referência nacional



Durante o lançamento do Bolsa Capixaba, no Palácio Anchieta, na última terça-feira (20), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou durante o seu discurso, que o Espírito Santo passou a ser referência nacional no enfrentamento a extrema pobreza. “Volto a Vitória seis meses depois do lançamento do Programa Incluir, com a sensação de dever cumprido, pois as metas estabelecidas estão sendo alcançadas. Temos uma caminhada de um ano na luta contra a miséria no Brasil, e aqui conseguimos encontrar de forma pioneira um programa completo que é o Incluir. Este momento é muito especial, pois aqui estamos celebrando um conjunto de vitórias, sendo que a maior delas é o fato de estarmos unificados na luta pela geração de oportunidades, para que a população pobre possa alcançar a sua emancipação através dos serviços ofertados pelo Governo.
Encontrei aqui no Espírito Santo, um programa completo, uma estratégia bem definida para verdadeiramente enfrentarmos a pobreza, e aqui, eu quero fazer um agradecimento especial ao secretário Rodrigo Coelho, pois se tornou um amigo e parceiro, que vem contribuindo com o Brasil nessa luta que é de todos”, afirmou a ministra. 


O Bolsa Capixaba foi elaborado, levando em consideração a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os seus eixos estruturantes, tais como a descentralização política-administrativa e a territorialização dos programas, projetos, serviços e benefícios. “Optamos por ter um cadastro único bem estruturado, confiável, para trabalharmos a emancipação das famílias que recebem a Bolsa. Serão assistentes sociais, psicólogos e auxiliares administrativos que vão dar todo o apoio às famílias cadastradas e ofertar toda a gama de projetos do Governo destinados aos mais necessitados, para que a qualificação, a saúde, a educação, o esporte, a habitação e demais serviços do Estado possam chegar a quem não tem condições nem mesmo de procurar a ajuda do Poder Executivo. Vamos ao encontro destas famílias para que todos os capixabas tenham o direito de contar com um futuro melhor”, disse o governador Renato Casagrande. Ainda durante o seu discurso, Renato Casagrande agradeceu sua equipe de governo, pela determinação no cumprimento das metas estabelecidas. “Definimos que as políticas sociais seriam priorizadas pelo nosso governo, e aqui, eu quero agradecer a minha equipe da assistência, através do meu secretário Rodrigo Coelho, que vem realizando um excelente trabalho a frente dessa pasta, articulando os programas e cumprindo metas”, concluiu o governador.




"Estamos trabalhando com a determinação do governador Renato Casagrande no sentido de universalizar a rede de serviços. Essa é uma expectativa do governo. Não vamos atacar a agenda da pobreza apenas com políticas de transferência de renda. Nossa agenda é de inclusão social e produtiva, de ampliação da rede de serviços públicos, de saneamento, oferta de água, saúde, educação e qualificação profissional", disse o secretário Rodrigo Coelho. "É importante que a gente indique que o Bolsa Capixaba é uma ferramenta do Programa Incluir que visa diminuir a extrema pobreza no Estado, pois o Governo vem estabelecendo uma série de ações para proporcionar oportunidades aos capixabas. Destaco a CNH Social, o Creditar, a elaboração da Lei Geral Estadual da Micro e Pequena Empresa e o Programa Nossa Casa, como programas articulados pelo Programa Incluir para conseguirmos êxito na meta estabelecida pelo governador Renato Casagrande", concluiu Coelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário