segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Espírito Santo recebe o Encontro dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Região Sudeste

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), juntamente com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), inicia nesta segunda-feira (12), na Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o Encontro dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Região Sudeste. O evento, que tem o propósito de promover a troca de experiências e a busca por estratégias que unifiquem as ações dos Conselhos Estaduais, termina na próxima terça-feira (13).
 
 
No Espírito Santo, existem 456.493 pessoas com algum tipo de deficiência (14,74% da população, de acordo com o IBGE/CENSO 2000), com necessidades que variam de acordo com a condição social e econômica, valores culturais e localização geográfica. Levando em consideração que 1.369.479 pessoas são afetadas indiretamente pelas necessidades das pessoas com deficiência (considerando famílias com três integrantes), é necessário trazer para o Estado discussões sobre políticas que busquem novas estratégias e gerem oportunidades e benefícios sociais para todos.
 
 
Neste ano, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, instituiu o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGEPD), assumindo o compromisso com portadores de deficiências para incluí-los na sociedade e complementar as ações de promoção e de defesa de seus direitos. O comitê tem uma dupla função, cujo objetivo é integrar os municípios e regiões com o Estado na construção de políticas voltadas para a inclusão. Alcançando as metas dentro do Estado, estará, por sua vez, atingindo o compromisso nacional firmado pela gestão passada em 2008.
 
 
Durante o encontro, serão promovidas palestras, mesas redondas e debates que irão discutir as proposições priorizadas pelo Governo Federal e as demandas dos Conselhos Estaduais e Municipais. Essa série de atividades visa a elaboração de documento com propostas e demandas dos conselhos da região Sudeste. Além da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), os Ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cidades, Trabalho e Emprego também serão representadas por membros nas atividades promovidas nos dois dias de evento.
 
 
Serviço
 
Encontro de Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Região Sudeste
Data: 12 e13 de dezembro
Local: Assembléia Legislativa do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário