quinta-feira, 1 de março de 2012

Governo do Estado entrega kits do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - PAIS


A Secretaria de Estado de Assistência e Direitos Humanos (SEADH) entregou a agricultores dos municípios de Muqui e Bom Jesus do Norte, o total de 53 kits do Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que tem como objetivo possibilitar às famílias do campo o cultivo de produtos mais saudáveis para consumo e comercialização, uma vez que o modelo visa a produção sem o uso de agrotóxicos, integrando produção animal e vegetal em um ambiente ecologicamente equilibrado e diversificado. Nas duas cidades o Governo do Estado juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiram mais de R$ 170 mil na compra dos materiais que compõem o kit.
 
 
Em Muqui, o projeto vai beneficiar 25 famílias de produtores rurais como é o caso do agricultor Priciano Moreira. Segundo ele, o programa vai garantir a sua família uma alimentação mais saudável. “Com o PAIS vou poder plantar hortaliças que vão alimentar minha família e ainda trazer uma renda para casa já que posso vender o que vou produzir.”
 
 
 
No município de Bom Jesus do Norte, 28 famílias do Assentamento Santa Rita receberam os kits PAIS. O produtor José Carlos dos Santos destacou a importância do projeto proporcionar ao trabalhador do campo a condição para gerar seus próprios alimentos sem agrotóxico e também poder comercializá-lo, gerando além de saúde, renda familiar.
 
 
 
Para o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, a chegada desses kits aos produtores rurais é a garantia de uma futura emancipação para as famílias ingeridas no projeto. “O PAIS tem uma ação transformadora e fundamental para que a população rural extremamente pobre possa se emancipar e resgatar assim sua dignidade. Ele vem para combater a fome e gerar a diversificação para o homem do campo. É preciso dar mais a quem mais precisa e é isso que o Governo do Estado tem feito a favor dessas pessoas.” Declarou Coelho.
 
 
PAIS
 
 
O PAIS é um modelo de produção destinado a pequenas áreas de produção e a agricultores com baixa capacidade de investimento, viabilizando assim, a oportunidade de trabalho e renda estimulando a cultura agroecológica para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
 
 
A produção do modelo PAIS busca a redução da dependência de insumos vindos de fora da propriedade, a diversificação da produção, a utilização eficiente dos recursos hídricos, além de alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades oferecendo ao produtor caixa d’água, material de irrigação, sementes de hortaliças, mudas de plantas frutíferas, material para construção de galinheiro, 10 galinhas e um galo, além de uma barraca de feira desmontável para estimular a comercialização.
 
 
O Projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 
 
A SEADH e o INCAPER têm a responsabilidade da condução geral do projeto, da seleção das famílias, da orientação técnica a equipe, da aquisição dos materiais, de fazer a articulação com os parceiros já envolvidos e de possíveis novos parceiros.
 
 
Municípios contemplados:
 
Apiacá, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Guaçuí, Ibitirama, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo Presidente Kennedy e São José do Calçado.

Perfil da população a ser atendida pelo projeto:

Famílias inscritas no Cadastro Único - CadÚnico da Assistência Social que possuam propriedade disponível compatível com as necessidades do projeto (área em torno de 5.000 m², que com disponibilidade de água e presença de luz solar na maior parte do dia no local);
- Famílias de comunidades tradicionais;
- Família que possua número elevado de filhos, presença de crianças menores de 05 anos,
- Gestantes e idosos;
- Famílias chefiadas por mulheres;
- Famílias assentadas;
- Famílias que já estão engajadas no associativismo rural.
*A família participante do projeto, além deste Kit contendo todo o material permanente, insumos e os animais necessários para a construção da unidade, também receberá uma barraca de feira desmontável - forma de para estimular a comercialização - e passará por processos de acompanhamentos técnicos tanto da área da ação social e da área agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário