quarta-feira, 28 de março de 2012

Deputado faz reuniões em Cachoeiro de Itapemirim, Bom Jesus do Norte, Muqui, Mimoso do Sul e Piúma


Recentemente assumindo a vaga de deputado estadual na Assembléia Legislativa, o ex-Secretário de Estado Rodrigo Coelho, participou nos últimos cinco dias de reuniões em Bom Jesus do Norte, Muqui, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Piúma.


Durante os encontros, o deputado fez um relato de seu trabalho à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, onde intensificou a luta pela desburocratização da pasta, cujo resultado é possível observar na agilidade dos repasses para o desenvolvimento de políticas sociais em todo o território capixaba, na construção do Programa Capixaba de Redução da Pobreza, e na inauguração de 21 unidades de Centros de Referências da Assistência Social. 




Na oportunidade, o deputado também explanou os motivos que o levam a se licenciar do cargo de deputado para retornar ao Governo do Estado. “Iniciamos um trabalho a frente da secretaria que tenho por responsabilidade e compromisso público fortalecê-lo”, afirmou o deputado.


No primeiro ciclo de viagens o deputado Rodrigo Coelho já havia passado por Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Vargem Alta, Atílio Vivácqua, Iconha, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Alegre e São José do Calçado.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vargem Alta recebeu a visita do deputado Rodrigo Coelho




Pouco tempo depois de tomar posse de seu mandato na Assembléia Legislativa Capixaba e iniciar seus trabalhos parlamentares, o deputado Rodrigo Coelho já iniciou suas tradicionais viagens para articular sua base eleitoral, fortalecer as políticas que milita, bem como, comunicar o seu pedido de licenciamento da cadeira da Assembléia para retornar a secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

O Deputado Rodrigo Coelho visitou sua base no município de Vargem Alta, onde foi recebido por diversas lideranças políticas locais. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Vargem Alta, e contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes sindicais, entre outras lideranças.

O parlamentar petista vem se notabilizando no Espírito Santo por suas ações a frente da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. “Estamos empenhados em diminuir a extrema pobreza no Espírito Santo”, afirmou o deputado.

Durante seu discurso para aproximadamente 100 pessoas, o deputado explanou as diretrizes do seu trabalho, convocou os presentes a se mobilizarem na difícil missão de erradicar a extrema pobreza e respondeu questionamentos dos participantes. “Gosto muito desse contato, dessa interação, precisamos promover debates que promovam o desenvolvimento das políticas de uma maneira geral”, concluiu.

Deputado Rodrigo Coelho participa de reuniões em Venda Nova do Imigrante e Muniz Freire

O recém empossado Rodrigo Coelho começou nesta quarta-feira (21), sua peregrinação pelos municípios que sustentam sua base eleitoral. O ciclo de visitas iniciou por Venda Nova do Imigrante, onde no município, participou de um encontro com o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT).
A intenção do deputado Rodrigo Coelho é conversar com sua rede de apoiadores para explicar os motivos que o levam a se licenciar e retornar em breve para a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Rodrigo foi eleito deputado estadual com uma expressiva votação, obtendo 20.109 votos. “É importante nos colocarmos diante das pessoas, dos nossos companheiros e companheiras que nos apoiaram para participá-los da minha decisão, pois iniciamos um trabalho no Governo do Estado, sob o comando do governador Renato Casagrande, que ainda carece de nossa atenção”, afirmou. No Governo capixaba, o deputado foi o coordenador do Programa Capixaba de Redução da Pobreza – INCLUIR.



Em seguida, Rodrigo Coelho esteve presente na Secretaria de Assistência Social, onde se reuniu com a secretária Cíntia. “A Cíntia é uma companheira importante no contexto estadual, tem contribuído muito para alcançarmos a meta estabelecida pelo nosso governador que é diminuir a extrema pobreza no Espírito Santo. Em Venda Nova ela vem fazendo um excelente trabalho, dinamizando as ações na secretaria e fortalecendo a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, afirmou o deputado.
Para finalizar sua passagem por Venda Nova do Imigrante, município considerado a capital nacional do agroturismo, o deputado se reuniu com o prefeito Dalton Perin, onde mais uma vez se colocou a disposição, a fim de intensificar os trabalhos na cidade.

Muniz Freire


Em Muniz Freire, o deputado Rodrigo Coelho foi recebido na Câmara Municipal por um grande número de pessoas, entre elas, o prefeito Dr. Delson, lideranças políticas, religiosas, correligionários e presidentes de partidos. No encontro, o deputado explanou por aproximadamente 45 min, fazendo um balanço dos investimentos destinados a Muniz Freire e do porque da decisão de voltar à titularidade da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. “Temos uma consolidação a construir, pois a política de assistência ainda está em construção, por isso necessito cuidar pessoalmente dos programas que lançamos durante o ano passado, para obtermos os resultados que nos possibilitam diminuir a extrema pobreza em nosso Estado”, afirmou.
O deputado Rodrigo Coelho teve o apoio incondicional dos presentes, como disse o prefeito de Muniz Freire, Dr. Delson. “É lógico que entendemos e apoiamos a sua decisão. Você permanecendo na secretaria possibilitará a esse Estado avançar na política de assistência”, concluiu o prefeito arrancando entusiasmados aplausos dos presentes.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Deputado Rodrigo Coelho apresenta indicação de projeto de lei ao governador

O Deputado Estadual, Rodrigo Coelho, encaminhou ao governador do Estado, Renato Casagrande, indicação para o Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado a firmar convênios para transferências de recursos para qualificação profissional, visando geração de emprego e renda.

O Projeto de Lei tem por objetivo incentivar as entidades não governamentais e empresas privadas geradoras de vagas de trabalho a qualificarem seus futuros empregados para o mercado de trabalho.



Para que tal iniciativa seja realizada, o governo do Estado fica autorizado, através de seus órgãos e entidades da administração pública direita ou indireta, a firmar convênios com pessoas jurídicas visando o repasse dos recursos para que essa qualificação profissional seja efetuada, com garantia de percentual mínimo de inclusão no mercado de trabalho das pessoas que foram qualificadas, por meio desses convênios. 

Rodrigo Coelho toma posse como deputado estadual



Um novo deputado estadual ocupa assento no Plenário da Assembleia Legislativa (Ales). Rodrigo Coelho (PT) tomou posse no início da sessão desta terça-feira (20). Para tanto, pediu exoneração do cargo de secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que ocupava.


O presidente interino da Assembleia, deputado Theodorico Ferraço (DEM), abriu a solenidade de posse após a leitura do Expediente. A sessão foi suspensa para que autoridades, familiares e amigos do novo deputado pudessem se acomodar no Plenário Dirceu Cardoso.


O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), acompanhou a solenidade. Rodrigo Coelho fez o juramento e foi declarado empossado pelo presidente interino, que em seguida concedeu ao novo deputado a Comenda Domingos Martins, no Grau de Comendador, como é de praxe.


Roberto Carlos, Theodorico Ferraço, Rodrigo Coelho e Glauber Coelho


Rodrigo Coelho assumiu como primeiro suplente da coligação PT, PMDB e PSB, na vaga aberta com a renúncia de Rodrigo Chamoun (PSB), que foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Em seu primeiro discurso como deputado, Coelho agradeceu aos 20.108 eleitores que votaram nele no pleito de 2010.


Agradeceu, ainda, ao governador Renato Casagrande (PSB) pela confiança nele depositada. Lembrou a época em que atuou na Assembleia como assessor do então deputado Carlos Casteglione. Voltou depois para Cachoeiro, onde, afirmou, o PT vem desenvolvendo um trabalho de transformação da realidade social, melhorando a vida dos cidadãos.


Suplente nas eleições de 2010, assumiu como secretário de Assistência Social. No discurso, relacionou algumas ações desenvolvidas pela pasta durante sua gestão, entre elas o programa de redução da pobreza, vinculado ao programa Brasil sem Miséria. Foram bons os resultados obtidos, fruto de um trabalho de equipe, assegurou.


Rodrigo Coelho adiantou que será mantido na secretaria pelo governador e que irá se licenciar do mandato. “Respeito todas as pessoas que votaram em mim”, salientou, admitindo que a decisão de permanecer à frente da pasta foi difícil. Em consideração aos eleitores, disse que seu objetivo é servir a cada um dos cidadãos.


O deputado acrescentou que somente irá pedir licença do mandato após percorrer o Estado explicando “a cada um dos meus eleitores” os motivos que o levaram a permanecer na Secretaria de Assistência Social. Em seguida, cumprimentou sua família, presente à posse: mãe, irmão, mulher e duas filhas. Às últimas, que cobram a presença do pai, um recado: “O povo do Espírito Santo merece o nosso sacrifício, o nosso serviço”.


Após o discurso de posse, o presidente Theodorico Ferraço saldou Rodrigo Coelho, a quem classificou de “um irmão que vem somar esforços em favor de um novo Espírito Santo”. O deputado Roberto Carlos (PT), 1º secretário da Mesa Diretora, disse que a trajetória de Rodrigo reflete a qualidade da política: “Ele demonstra que vale a pena acreditar na política”.


Aída Bueno Bastos / Web Ales
Fotos: Tonico

terça-feira, 20 de março de 2012

Rodrigo Coelho toma posse na Assembléia Legislativa

O deputado estadual Rodrigo Coelho (PT) tomou posse na Assembléia Legislativa nesta terça-feira(20), logo após o início da sessão ordinária. Rodrigo foi empossado pela presidente da Casa de Leis, Theodorico Ferraço, conforme prevê o Regimento Interno da Assembléia.  Ao ser empossado pelo presidente da Casa, o novo deputado foi aplaudido pelos parlamentares presentes ao Plenário. Ele prestou o juramento de lealdade à Constituição e às leis do país e de desempenhar fiel e lealmente o mandato conferido pelo povo.
A solenidade contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, lideranças políticas e religiosas.
Rodrigo Coelho recebeu mais de 20 mil votos nas eleições de 2010 e assumi  o parlamento devido a  renúncia de Rodrigo Chamon, que assumiu na tarde da última segunda-feira (19) uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas.
foto: Tonico

De Bom Jesus do Norte, mas radicado em Cachoeiro de Itapemirim, onde iniciou sua carreira política, o novo deputado fica no cargo por apenas uma semana. Ele, atendendo pedido do governador Renato Casagrande,  retorna ao governo estadual para continuar coordenando o Programa Capixaba de Redução da Pobreza – INCLUIR.
Rodrigo ainda participa da sessão de amanhã, e depois percorre alguns municípios para explicar ao eleitorado porque se licenciará do cargo: “Meu eleitorado merece essa satisfação. Quero falar olho no olho da alegria que eles me deram ao me eleger, mas preciso que entendam que temos uma missão muito importante junto ao governo que é lutar para combater a pobreza extrema em nosso estado”, disse.

AGRADECIMENTO
Durante seu discurso de posse, o deputado Rodrigo Coelho fez um agradecimento a todo o povo capixaba e disse que é exclusivamente ao povo que ele deve a conquista do mandato.
O deputado também afirmou que suas ações para o Estado do Espírito Santo não serão só para o presente, mas visando o futuro do Estado. Rodrigo lembrou da importância de focar no combate a pobreza. Ele citou a política de inclusão adotada pelo governador Renato Casagrande, que visa retirar da pobreza extrema  44 mil famílias em solo capixaba.
Rodrigo chegou a Assembléia Legislativa por volta das 14h50, acompanhado da esposa Giliane e das filhas Brícia e Beatriz. 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Quero agradecer ao Ilauro Oliveira pelas palavras descritas no artigo que compartilho abaixo. Muito obrigado!

 

A revelação Rodrigo Coelho

 

As articulações em torno do nome do próximo presidente da Assembleia Legislativa, a partir da saída de Rodrigo Chamoun (PSB), e da entrada de Rodrigo Coelho (PT) na Casa, como primeiro suplente da coligação PMDB/PT/PSB, revelaram um fato importante para Cachoeiro: a consolidação do petista como uma revelação política e administrativa em nível estadual. 


Rodrigo é cria de Bom Jesus do Norte, mas há muito reside em Cachoeiro, no bairro Aquidaban. E foi na cidade que começou a surgir para a política, primeiro como auxiliar direto do então deputado estadual Carlos Casteglione (PT); depois como articulador da campanha vitoriosa para a prefeitura, e posteriormente na Secretaria de Governo da administração municipal, como principal pilar administrativo e braço direito do atual prefeito.


Exímio organizador de campanhas eleitorais cuidou da sua pessoalmente, com apoio de boa parte do partido, embora tenha sido boicotado por diversos petistas cachoeirenses enciumados com sua rápida projeção. Mesmo derrotado no pleito de 2010, tendo ficado como primeiro suplente, saiu vitorioso do processo com mais de 20 mil votos num colégio eleitoral dos mais disputados de todo estado. 


A partir de uma ampla negociação do PT com o governo do Estado, Rodrigo assumiu a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, mas mais pela garantia do partido que propriamente por suas qualidades. À época gente do Palácio Anchieta chegou a duvidar, e muito, da sua competência para tocar uma secretaria que era – e é – a menina dos olhos do governador Renato Casagrande (PSB).


Pouco mais de um ano à frente da pasta, o secretário é hoje uma revelação dentro do governo a ponto de Renato não deixá-lo sair da equipe. Ele vai assumir o mandato por uma questão de praxe, mas se licencia para retornar à secretaria e retomar a condução de projetos vitais ao estado.


Rodrigo superou todos os desafios e  expectativas dentro e fora do governo e passou a ter luz própria. Usando expressão conhecida no meio político, o petista perdeu ganhando. Saiu derrotado da eleição, mas virou secretário para se tornar uma referência tão importante no estado quanto se fosse deputado estadual.  Acho que poucas vezes na política se encaixou tão bem o ditado popular: Deus escreve certo por linhas tortas. Ele, como poucos,  pode dizer isso.  



quinta-feira, 15 de março de 2012

SEADH recebe secretário Nacional Extraordinário de Superação da Extrema Pobreza para discutir estratégias de Inclusão Produtiva


Na amanhã desta quinta-feira (15), o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho recebeu em seu gabinete o secretário Nacional Extraordinário de Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão, que veio ao Estado para uma reunião sobre o desenvolvimento das ações para Inclusão Produtiva no Espírito Santo.
 
 
Durante a reunião, o secretário Tiago Falcão explanou sobre as estratégias do Governo Federal para gerar para população brasileira extramente pobre, condições de entrarem no mercado de trabalho e garantirem vida digna para si e seus familiares, tanto no campo quanto na cidade.
 
 
A Inclusão Produtiva é um dos eixos do Plano Brasil Sem Miséria e do Programa Capixaba de Redução da Pobreza – Incluir que visa proporcionar autonomia às famílias através da oferta de cursos de qualificação profissional, incentivos a economia solidária, o micro crédito, bancos comunitários, fomento para as Micro e Pequenas Empresas urbanas e rurais, incentivo ao empreendedor individual e ao cooperativismo.
 
 
De acordo com Falcão, de nada adianta a criação das estratégias se os Estados e os municípios não forem parceiros. “As ações para erradicação da extrema pobreza precisam estar lincadas entre os governos federal, estaduais e municipais para que dê certo. O Espírito Santo está trabalhando alinhado com as diretrizes do Brasil Sem Miséria gerando resultados e inclusive participando com sugestões de melhorias.” Afirmou o secretário.
 
 
Dentro das ações do Governo Federal está o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que atua na geração de cursos gratuitos oferecidos por instituições como Sesi, Senac e escolas técnicas federais, com o objetivo de ampliar a oportunidade de qualificação profissional para o cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Até 2014, serão 80 mil vagas abertas no Espírito Santo.
 
 
Os moradores da zona rural também são contemplados com as ações de Inclusão Produtiva. Para este público existe, por exemplo, o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) que é um modelo produção destinado a pequenas áreas de produção e a agricultores com baixa capacidade de investimento, viabilizando a oportunidade de trabalho e renda, estimulando a cultura agroecológica para as famílias do campo.
 
 
A produção do modelo PAIS busca a redução da dependência de insumos vindos de fora da propriedade, a diversificação da produção, a utilização eficiente dos recursos hídricos, além de alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades oferecendo ao produtor caixa d’água, material de irrigação, sementes de hortaliças, mudas de plantas frutíferas, material para construção de galinheiro, 10 galinhas e um galo, além de uma barraca de feira desmontável para estimular a comercialização.
 
 
 
A reunião contou com a presença do secretário de Estado de Educação Klinger Barbosa, de Luiz Bricali representando a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Cintya Schulz representando a Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (SEAE), do presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Pedro Rigo, do secretário de Estado do Desenvolvimento (Sedes) Márcio Felix, do assessor técnico da Secretaria Nacional Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza (Sesesp), Antônio Valença e do subsecretário de Ciência e Tecnologia e Inovação, Alberto Gavini.
 
 
Para o secretário Rodrigo Coelho a reunião com o secretário Nacional Extraordinário de Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão foi muito proveitosa considerando a gama de informações que ele trouxe para os secretários envolvidos no Programa Incluir. “A vinda do Tiago ao Estado foi muito proveitosa, pois ele tem muito a nos dizer a respeito das estratégias de inclusão produtiva que devemos desenvolver. Aqui no Estado estamos atuando comprometidos com a meta de tirar do campo e da cidade mais de 38 mil famílias da situação de extrema pobreza, através da geração de oportunidades de autonomia.”

quarta-feira, 14 de março de 2012

Secretário Rodrigo Coelho discute estratégias do Incluir em municípios do interior



O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, esteve nesta terça-feira (13) nos municípios de Montanha, São Mateus e Linhares para conversar com os prefeitos e secretários municipais de Assistência Social sobre as estratégias do Programa Incluir. As reuniões têm o objetivo de construir, de forma conjunta, estratégias adequadas ao perfil de cada região, para que os municípios consigam superar a pobreza e a extrema pobreza.

A agenda teve início nacidade de Montanha – deacordo com o Censo 2010, o município possui 237 famílias sobrevivendo na extrema pobreza. Segundoa prefeita Iracy Baltar, 57 famílias já estão recebendo o benefício do Bolsa Capixaba e o acompanhamento assistencial e psicológico, condicionantes do Plano de Emancipação Familiar.



Em seguida a reunião aconteceu na cidade de São Mateus, na qual o prefeito Amadeu Boroto recebeu o secretário Rodrigo Coelho para discutir a situação do município, que possui 1.628 famílias na extrema pobreza – a maioria residente na zona rural.


A última reunião aconteceu em Linhares, onde o vice-prefeito Paulo do Nascimento apresentou o andamento das ações do Incluir na cidade e destacou a importância da oferta de qualificação profissional para a mão de obra local. O foco é que todos possam aproveitar as oportunidades de emprego ofertadas na região.


A escolha dos primeiros municípios visitados pelo secretário está diretamente ligada ao índice de famílias em situação de extrema pobreza de cada cidade. Além das ações de assistência social, saúde, educação, habitação – entre outras desenvolvidas por meio do Incluir – é pauta das reuniões a importância de se dar prioridade ao tratamento do público extremamente pobre localizado no campo e na cidade, sem deixar de atender o cidadão que se encontra na linha de pobreza.

As conversas a respeito das estratégias do Incluir já foram feitas com os prefeitos de Dores do Rio Preto, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Marilândia, Muniz Freire, Viana e Vitória e todos se comprometeram em tratar as ações do programa como prioridade para que haja inclusão social e produtiva nos municípios. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Governo do Estado entrega Campo Bom de Bola e CRAS em Apiacá


Em pouco mais de um ano de administração, o Governo do Espírito Santo entregou neste sábado (10), em Apiacá, a 56ª unidade do Campo Bom de Bola e o 21º Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), construídos em parceria com os municípios, com recursos do Estado.

O governador Renato Casagrande, o secretário de Estado da Assistência Social Rodrigo Coelho, o prefeito Humberto Alves, o vice-prefeito Carlos Magno, o subsecretário de Esportes Anderson Falcão, deputados estaduais, vereadores e lideranças locais participaram do evento.


O governador Renato Casagrande celebrou os números da atual gestão e reafirmou compromisso de continuar as parcerias com os 78 municípios capixabas em prol da população. "Nosso objetivo é trabalhar sempre para transformar o crescimento econômico do Espírito Santo, acima da média nacional, em desenvolvimento social. Já possuímos bons programas e projetos na área da assistência e dos esportes, e vamos continuar neste caminho, para atender à população sempre com mais qualidade, conforto, respeito e, principalmente, com atenção especial para quem mais necessita", disse.

CRAS

Localizada na Regiao Central Sul, a cidade de Apiacá possui pouco mais de 7 mil habitantes e, a partir de hoje, conta um novo CRAS, com 500 metros quadrados de área construída e que oferece aos usuários um auditório, salas para atendimento individual, centro multiuso para oficinas, laboratório de informática, brinquedoteca, cozinha e espaço para recreação.

Foram repassados ao município de Apiacá, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), R$ 500.000,00 para construção e aquisição de equipamentos do novo CRAS, dos quais, R$ 450.000,00 para obra e R$ 50.000,00 para a compra de equipamentos. O município também recebeu em 2011 por meio do repasse Fundo a Fundo o valor total de R$ 84 mil.


O secretário da Assistência Social Rodrigo Coelho destacou a importância da participação de todos na identificação e encaminhamento das famílias vulneráveis aos CRAS. "Hoje entregamos mais um importante equipamento da assistência social, peça chave para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, e que já se encontram em extrema pobreza. Convido a todos para que, de uma forma solidária, identifiquem e encaminhem para os Centros de Referência as pessoas que estejam no perfil de atendimento, pois aqui elas serão acolhidas, atendidas e levadas aos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, rumo à emancipação", explicou.

Campo Bom de Bola

A 56ª unidade inaugurada do projeto Campo Bom de Bola beneficia crianças e adolescentes de projetos sociais e moradores do município, oferecendo um equipamento esportivo de qualidade e com durabilidade, que permite a utilização do espaço 24 horas por dia, sete dias por semana. O novo campo tem com principal motivo oferecer qualidade de vida aos moradores.

Com investimento de R$ 239.093,83, a nova unidade possui grama sintética, alambrado e iluminação, o que permite o uso ininterrupto por grande período sem a paralisação da unidade para manutenção. Pode abrigar projetos de inclusão social, assim como pode ser sede de atividades direcionadas a terceira idade. A grama sintética permite que muitas atividades esportivas, não exclusivamente, o futebol seja oferecido.

Fonte: www.es.gov.br

sexta-feira, 9 de março de 2012

Casa de Acolhida de crianças e adolescentes terá mais espaço de lazer



Na manhã desta sexta-feira (09) , o prefeito de Vitória, João Coser, assinou a ordem de serviço para a reforma da Casa de Passagem de Vitória. O espaço é a moradia de meninos e meninas, entre sete e 18 anos incompletos, que foram vítimas de algum tipo de violência e tiveram seus direitos violados, estando hoje sob medida judicial.


Localizada em Bela Vista, a casa será reformada e irá oferecer melhor qualidade de moradia para as crianças e adolescentes acolhidos. "Agradecemos a solidariedade da comunidade, por entender a importância da necessidade de um espaço para cuidar das crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. Nosso compromisso é com a gestão da cidade, mas o foco é, de fato, cuidar das pessoas para qualificar a vida e oferecer dignidade", destacou o prefeito João Coser. 


O trabalho desenvolvido no projeto é voltado para a superação da violência sofrida e a construção da autonomia dos jovens acolhidos. Para o presidente da Associação Comunitária de Bela Vista, Josino Pereira, o projeto é um presente para o bairro. 


“Quando recebemos a notícia de que seria uma casa de passagem, os moradores ficaram alarmados. Mas conversamos com a comunidade e eles entenderam a importância do projeto. Precisamos cuidar dos meninos e meninas de hoje, pois eles serão os responsáveis pelo nosso futuro. A comunidade dará todo apoio e, hoje, acreditamos que esse é mais um presente para o nosso bairro”, disse o presidente. 
Com a reforma, a casa estará adequada às normas legais que regem o serviço de acolhimento para crianças. Haverá espaço maior para lazer e para alimentação, além de melhoria na estrutura dos banheiros. 


A proposta é garantir mais conforto para as 15 crianças e adolescentes acolhidos.