terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SEADH prestigia inauguração de sétimo CRAS de Cariacica





Na manhã desta terça-feira (07), o secretário Rodrigo Coelho, representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), esteve presente na solenidade de inauguração do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) no bairro de Bela Aurora em Cariacica. Esta é a sétima unidade localizada no município e vai atender aos moradores da Região 6.


Em seu discurso, o secretário Rodrigo Coelho destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área da assistência social no município de Cariacica e resgatou a importância da participação da sociedade civil na luta pelo combate à extrema pobreza.  “No ano de 2011 o Estado investiu R$ 1,2 milhões para o desenvolvimento da política de assistência social em Cariacica, investimento voltado para assistência a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O Estado também trouxe o Programa Incluir, que conta com a participação da sociedade civil para que em parceria possa identificar cada um dos 12 mil extremamente pobres que residem em Cariacica, e assim, dar-lhes a oportunidade de mudar sua realidade.” 

Durante o evento, a usuária do CRAS Raquel Virginia da Silva deu seu depoimento compartilhando com os presentes o papel do Centro de Referência em sua vida. “Para mim, ter sido convidada para participar do grupo de mulheres do CRAS foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Foi lá, através das oficinas de artesanato, que aprendi a fazer muitas coisas de onde posso tirar o meu sustento.  Há três anos participo do CRAS e lá recebi apoio e fiz muitos amigos.” Declarou Raquel.


CRAS


Em cada unidade de CRAS os usuários encontram profissionais da assistência social que trabalham atividades de inclusão social, qualificação profissional, recepção e acolhida, grupos ou oficinas de convivência (jovens e idosos), visitas domiciliares, encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial e outras políticas públicas, além de encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único e ainda articulação e fortalecimento de grupos sociais locais através do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como foco prevenir, potencializar e contribuir para autonomia das famílias vulneráveis.


O CRAS também é uma porta de acesso ao Programa Capixaba de Redução da Pobreza, Incluir que foi lançado no Espírito Santo em junho de 2011 e que através de ações como a Busca Ativa, o Bolsa Capixaba e a Inclusão Produtiva, tem o objetivo de retirar da extrema pobreza, 4,1% da população capixaba que atualmente sobrevive com renda mensal per capta de até R$ 70,00.


Centro de Referência de Assistência Social de Bela Aurora (CRAS 7)
Endereço: Rua Nova República, s/nº, Bela Aurora

Nenhum comentário:

Postar um comentário