quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Secretário Rodrigo Coelho faz visita técnica ao município de Muniz Freire

Na última sexta-feira (17) o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, esteve em visita técnica ao município de Muniz Freire para verificar o andamento da obra do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e para debater as ações do Programa Capixaba de Redução da Pobreza – Incluir, com o prefeito do município, Ezanilto Delso de Oliveira (Dr. Delso).

Seu primeiro compromisso foi com o prefeito com quem discutiu as ações do Incluir que estão sendo desenvolvidas no município. Coelho frisou a importância do programa estadual destacando a atenção que ele precisa para ser bem sucedido. “O Incluir precisa ser tratado como prioridade pelos municípios para que suas ações, que são voltadas para erradicação da extrema pobreza no Espírito Santo, sejam um sucesso em todo o Estado capixaba.” De acordo com prefeito, Muniz Freire está fazendo sua parte no que diz respeito ao comprometimento com o Estado e com o Incluir. “As equipes já estão contratadas e em campo, e será feito um acompanhamento sistemático das ações do programa, orientando para que os serviços oferecidos pelo Estado cheguem prioritariamente ao público com perfil do Incluir”.

Sua visita a Muniz Freire terminou com encontro com a secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Mignone, e visita a obra do Cras do município que já está em fase de acabamento.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Secretário Rodrigo Coelho viaja à Brasília para buscar investimentos e alinhar as políticas das áreas da Assistência Social e Direitos Humanos

Durante os últimos dias 13 e 14, o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho cumpriu em Brasília, uma agenda de visitas ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, a fim de buscar investimento e alinhar políticas para as áreas da Assistência Social e Direitos Humanos do Espírito Santo.

A agenda começou com uma reunião na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), onde a equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH) conheceu os métodos e o sistema utilizados pelo MDS para o acompanhamento da gestão dos indicativos sociais gerados em todo o Brasil. A intenção é implantar no Espírito Santo o modelo utilizado pelo Governo Federal, através da criação no Estado, de um núcleo com as mesmas características que possa oferecer um melhor acompanhamento das informações geradas no Espírito Santo.

Na busca de melhorias para o desenvolvimento do Programa Incluir, Coelho esteve reunido com a secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin a quem propôs parceria para criação de um novo modelo de agente cuja missão será acompanhar as famílias atendidas pelo Programa Capixaba de Redução da Pobreza. A inclusão desse novo membro à equipe do Incluir consiste na necessidade de um profissional que encaminhe os beneficiários para os cursos de qualificação condizentes com sua aptidão, bem como para outras oportunidades de inclusão no mercado de trabalho ofertadas pelo Governo do Estado.

   


No dia 14, a agenda começou com uma reunião com o secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão cuja pauta se deu em cima das ações do Incluir, principalmente nos assuntos voltados para a Inclusão Produtiva do público prioritário do programa capixaba. Durante a conversa Falcão falou das vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destinadas ao Espírito Santo bem como do desenvolvimento de outras formas de inclusão produtiva como o microcrédito social e o fortalecimento de empreendimentos da Economia Solidária.
Tiago Falcao virá a Vitória para uma reunião com os secretários de Estado envolvidos no desenvolvimento do Programa Incluir.

A última pauta em Brasília foi na Secretaria Nacional de Direitos Humanos onde o secretário Rodrigo Coelho conversou sobre as políticas públicas de Direitos Humanos, com a finalidade de estruturá-las no Espírito Santo. Além disso, alinhou com o Governo Federal que dará prioridade no Estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência batizado de Viver Sem Limites.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Secretário Rodrigo Coelho participa em Brasília de reunião do Fonseas


Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho.O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho participou na tarde desta segunda-feira (13), em Brasília, da primeira reunião do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado de Assistência Social (Fonseas) deste ano.

Durante a reunião, o secretário de Avaliação e Gestão da Informação, Paulo Jannuzzi, apresentou os encaminhamentos relacionados ao Plano Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), iniciado em novembro de 2011, que tem como objetivo preparar técnicos das Secretarias de Assistência Social estaduais e municipais para elaboração de diagnósticos que permitam dimensionar as caraterísticas do público alvo da assistência e dos serviços, programas e projetos desta área desenvolvidos em todo o território brasileiro.

A capacitação iniciada em 2011 vai proporcionar aos estados a estruturação da vigilância social, que consiste na produção e sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e riscos sociais de famílias e indivíduos, e dos planos estaduais de capacitação para técnicos e gestores da assistência social, o que permite um melhor acompanhamento dos dados gerados no desenvolvimento das políticas públicas da assistência, situação que contribui significativamente para tomadas de decisões desta área.

A partir de março, as capacitações serão regionais, atendendo as demandas dos estados com pautas pré definidas de acordo com cronograma estabelecido pelos três entes federados.

O secretário Rodrigo Coelho destaca a importância de uma capacitação sobre o SUAS. "É importante que a assistência social tenha uma pauta de capacitação para o SUAS, principalmente neste momento para os integrantes dos governos estaduais. Este pode ser o inicio de uma estratégia que permita à assistência social a construção de indicadores sólidos e o efetivo planejamento de suas ações." Avalia Coelho.


Fonseas


O Fonseas é o Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado de Assistência Social que é composto por um conjunto de gestores responsáveis pela coordenação e execução da política de assistência social, contribuindo na definição de diretrizes e processos que favoreçam o aprimoramento desta política em território nacional, participando de pactuações e de deliberações dos interesses públicos relativos à proteção social.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Governo do ES entrega obras em Brejetuba



O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, entregou duas obras no município de Brejetuba durante a manhã desta sexta-feira (10). Acompanhado dos secretários de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, Casagrande inaugurou o Campo Bom de Bola e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).



As obras têm o objetivo de promover a qualidade de vida, a inclusão e a formação social, seja por meio da prática de esportes e lazer ou do desenvolvimento de atividades que contribuem para o fortalecimento das famílias capixabas.



Além disso, as obras estão inclusas no objetivo do Governo do Espírito Santo de erradicar a extrema pobreza no Estado e levar investimentos aos capixabas que mais precisam das políticas públicas de desenvolvimento social e econômico.


“Estamos levando infraestrutura esportiva a todos os municípios do Estado, porque o Esporte ajuda na formação dos cidadãos, na integração da juventude, na redução da criminalidade e da violência. Da mesma forma, na Assistencia Social, estamos montando uma rede de proteção social para que os capixabas possam saber onde buscar orientação e apoio, e para que possamos fazer chegar os frutos do desenvolvimento do Espírito Santo, que cresce acima da média nacional, aos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade”, destacou o governador.



Após a solenidade oficial, o governador Renato Casagrande fez sua primeira visita a um beneficiário do Programa Bolsa Capixaba: Maria Filomena de Jesus Silva, residente na zona rural de Brejetuba.



O Bolsa Capixaba é uma complementação de renda criada na gestão atual, destinada às famílias que já recebem o Bolsa Família do Governo Federal. A dona Filomena e pelo menos mais 11 mil famílias serão beneficiadas com os R$ 70,00 do Bolsa Família, somados aos R$ 50,00 mensais da Bolsa Capixaba, que passou a ser paga a partir do mês de janeiro de 2012. Até 2014, o Governo Estadual pretende alcançar 44 mil famílias.

Assistência Social

A inauguração da vigésima unidade do CRAS recebeu destaque especial do secretário Rodrigo Coelho. Recepcionado por muitos moradores de Brejtuba que acompanharam de perto o descerramento da placa inaugural, o secretário enfatizou os benefícios que a unidade trará para os moradores da comunidade.





“Em pouco mais de um ano garantimos a entrega de 20 unidades como essas. E o centro de referência não é uma estratégia simples, pois passa a ser a casa de todos os serviços da proteção social básica, sempre focada na estrutura familiar. E os CRAS tem ainda outra importância, a de ser referência para o programa Incluir, que tem como público prioritário as famílias capixabas que sobrevivem na extrema pobreza”, destacou Coelho.



O secretário frisou ainda que pouco tempo após ser lançado, em dezembro do ano passado, o programa Incluir já beneficia diversas famílias pelo Espírito Santo. “O município de Brejetuba já possui 60 famílias recebendo transferência de renda do Governo do Estado pelo projeto Bolsa Capixaba, um importante passo para levar mais para quem mais precisa”, lembrou.

O CRAS

Qualificação profissional, lazer, arte, cultura, inclusão digital, recepção e acolhida e encaminhamento à rede de serviços sociais e assistenciais. Estes são alguns dos serviços do CRAS, resultado do investimento de R$ 400 mil feito pelo Governo do Espírito Santo - valor utilizado também para compra de equipamentos que garantam atendimento digno aos cidadãos.



Para desenvolver a política de assistência social com famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Estado liberou para o município, através do repasse Fundo a Fundo, o valor de R$ 198 mil a serem aplicados em ações da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.



Em Brejetuba, 61 famílias com perfil de extrema pobreza já estão recebendo o Bolsa Capixaba, programa de transferência de renda no valor de R$ 50,00 oferecido pelo Governo do Estado.



Em cada unidade de CRAS é desenvolvido o serviço de encaminhamento de famílias e indivíduos para cadastramento no Cadastro Único e ainda articulação e fortalecimento de grupos sociais locais através do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como foco prevenir, potencializar e contribuir para autonomia das famílias vulneráveis.



Esse é o segundo Centro de Referência inaugurado desde o início deste ano. A meta é levar os serviços do Estado àqueles que necessitam de assistência social.

Campo Bom de Bola

Equipado com grama sintética, alambrado e iluminação, o Campo Bom de Bola tem como objetivo principal oferecer espaço de qualidade e baixa manutenção para o desenvolvimento de atividades esportivas e recreativas no município.



Com a entrega do novo equipamento esportivo, que recebeu repasse do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), na ordem de R$ 239.093,39, os moradores desfrutarão de um campo que poderá funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana.



O secretário de Esportes e Lazer Vandinho Leite destacou os investimentos em esportes e lazer no munícipio e pelo Espírito Santo, levando inclusão social e desenvolvimento educacional não só por obras estruturantes. Os programas sociais, como o Campeões de Futuro e o Esporte Pela Paz - Segundo Tempo, em breve passarão a beneficiar 15 mil crianças e adolescentes nas escolas da rede pública estadual.




“São 150 obras da Secretaria de Esportes e Lazer por todo o Estado. São obras estruturantes que tem levado o desenvolvimento social e educacional, assim como qualidade de vida e oportunidades as nossas crianças e adolescentes. E projetos que tem como principal objetivo a formação de cidadãos com valores como ética, disciplina e trabalho em equipe”, concluiu.




Já foram inauguradas as unidades de Muniz Freire, Alegre, Iúna, Irupi, Ibitirama, Divino São Lourenço, São José do Calçado, Guaçuí, Ibatiba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Atílio Vivácqua, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Piúma, Marataízes, Anchieta, Iconha, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra, Fundão, Vila Velha (2), Itarana, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Santa Teresa, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Alto Rio Novo, Colatina, Governador Lindenberg, Pancas, Marilândia, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Ecoporanga, Mantenópolis, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo, Montanha, Jaguaré e São Mateus.


Fonte: www.es.gov.br

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Secretário Rodrigo Coelho visita entidades em Mimoso do Sul nesta quarta-feira (08)



O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho iniciou sua agenda de visitas técnicas na tarde desta quarta-feira (08), na cidade de Mimoso do Sul, onde visitou as instalações da Associação de Apoio Terapêutico Reviver e a Associação Pestalozzi. 


A ida do secretário ao município foi um pedido do governador Renato Casagrande, que em sua última passagem pela cidade no mês de janeiro, foi convidado a conhecer as associações atuantes em Mimoso do Sul.



A primeira entidade visitada foi a Associação de Apoio Terapêutico Reviver, que possui dois espaços – um para adolescentes e outro para homens – onde são desenvolvidos trabalhos de recuperação de dependentes químicos. A entidade foi apresentada ao secretário pelo padre Gilberto Silva que pediu ajuda do Estado para aquisição da casa onde hoje funciona o atendimento aos homens e para construção de um espaço onde o mesmo trabalho possa ser realizado com as mulheres.  


A Associação Terapêutica Reviver funciona em um amplo espaço que permite aos residentes participarem de todas as atividades que são propostas para sua recuperação, mas que custa à equipe um aluguel no valor de três salários mínimos. De acordo com a psicóloga Érika Lopes Faria, “estamos desenvolvendo um trabalho grandioso de somar, de ajudar ao próximo, mas também precisamos de ajuda”, disse a psicóloga.


Cada residente apresentou-se brevemente para o secretário, prefeito e demais pessoas e contou um pouco sobre a experiência de convívio na Associação, que de acordo com eles, é imensamente importante na construção de seres com mais dignidade e respeito.


A segunda entidade a receber o secretário Estadual foi a Associação Pestalozzi, onde além da apresentação da Sede, da Casa de Massas e do ginásio, Rodrigo Coelho recebeu da Presidente Aylse Xavier Carrera, um projeto de construção do Centro de Habilitação e Reabilitação para Pessoas com Deficiência Assistidas na Pestalozzi de Mimoso do Sul, para o qual pediu apoio do Governo do Estado.


Durante a visita, o secretário Rodrigo Coelho destacou o quanto é importante ir a campo conhecer a realidade de cada local, de cada entidade. “Quando fazemos essas visitas podemos ver e sentir claramente a realidade de cada local com a exposição de suas dificuldades e de seus anseios. Tudo o que foi visto aqui será estudado e avaliado da melhor forma possível pelo Governo do Estado.” Declarou Coelho.

Fotos: Renata Mofatti - www.mimosoonline.com.br

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SEADH prestigia inauguração de sétimo CRAS de Cariacica





Na manhã desta terça-feira (07), o secretário Rodrigo Coelho, representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), esteve presente na solenidade de inauguração do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) no bairro de Bela Aurora em Cariacica. Esta é a sétima unidade localizada no município e vai atender aos moradores da Região 6.


Em seu discurso, o secretário Rodrigo Coelho destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área da assistência social no município de Cariacica e resgatou a importância da participação da sociedade civil na luta pelo combate à extrema pobreza.  “No ano de 2011 o Estado investiu R$ 1,2 milhões para o desenvolvimento da política de assistência social em Cariacica, investimento voltado para assistência a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O Estado também trouxe o Programa Incluir, que conta com a participação da sociedade civil para que em parceria possa identificar cada um dos 12 mil extremamente pobres que residem em Cariacica, e assim, dar-lhes a oportunidade de mudar sua realidade.” 

Durante o evento, a usuária do CRAS Raquel Virginia da Silva deu seu depoimento compartilhando com os presentes o papel do Centro de Referência em sua vida. “Para mim, ter sido convidada para participar do grupo de mulheres do CRAS foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Foi lá, através das oficinas de artesanato, que aprendi a fazer muitas coisas de onde posso tirar o meu sustento.  Há três anos participo do CRAS e lá recebi apoio e fiz muitos amigos.” Declarou Raquel.


CRAS


Em cada unidade de CRAS os usuários encontram profissionais da assistência social que trabalham atividades de inclusão social, qualificação profissional, recepção e acolhida, grupos ou oficinas de convivência (jovens e idosos), visitas domiciliares, encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial e outras políticas públicas, além de encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único e ainda articulação e fortalecimento de grupos sociais locais através do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como foco prevenir, potencializar e contribuir para autonomia das famílias vulneráveis.


O CRAS também é uma porta de acesso ao Programa Capixaba de Redução da Pobreza, Incluir que foi lançado no Espírito Santo em junho de 2011 e que através de ações como a Busca Ativa, o Bolsa Capixaba e a Inclusão Produtiva, tem o objetivo de retirar da extrema pobreza, 4,1% da população capixaba que atualmente sobrevive com renda mensal per capta de até R$ 70,00.


Centro de Referência de Assistência Social de Bela Aurora (CRAS 7)
Endereço: Rua Nova República, s/nº, Bela Aurora

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Espírito Santo sedia encontro regional sobre assistência social



A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), e o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases) realizaram, na tarde desta quinta-feira (02), a abertura do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social para discussão da implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).



O Encontro do Cogemases, que contou com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo reunir os gestores municipais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Região Sudeste, para que em conjunto, possam avaliar a implementação do Sistema em cada município dos Estados da Região Sudeste.


O vice-governador Givaldo Vieira afirmou que o encontro regional demonstra a preocupação dos profissionais com o desenvolvimento social e a geração de oportunidades para todos. “Nosso Estado já viveu um período de grandes dificuldades político-administrativas e econômicas. Mas hoje superou esta fase e vive avanços na área social. Podemos comemorar o índice de redução da pobreza, graças às políticas estaduais implementadas. Evoluímos, porém precisamos avançar mais. Aceitamos este novo desafio  e somos um dos primeiros Estados a implantar programa para erradicar a extrema pobreza”, disse.


O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho ressaltou a importância do Encontro como uma oportunidade de se discutir a necessidade da assistência social ser melhor explicada, para que seu público prioritário reconheça seu papel na sociedade. "É preciso que todo cidadão brasileiro tenha conhecimento da importância da assistência social na vida de quem precisa ser assistido. Assim, certamente a assistência será tratada pela população como prioridade. No Espírito Santo, com o desenvolvimento do Programa Incluir estamos conseguindo, aos poucos, fazer com que nosso público tenha um melhor entendimento sobre o trabalho desenvolvido por um assistente social, mas ainda não alcançamos o objetivo”, disse Rodrigo Coelho.


O SUAS trabalha com a organização das ações da assistência social em dois tipos de proteção: a Proteção Social Básica que atua na prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, cujo objetivo é acolher aqueles se já tiveram seus vínculos rompidos e seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas entre outros aspectos.


O Encontro termina nesta sexta-feira (03), após apresentação do painel sobre os desafios municipais da gestão descentralizada do SUAS na perspectiva do Plano Brasil Sem Miséria, onde serão abordados os aspectos conceituais da assistência social e os determinantes estruturais da pobreza.