A consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a valorização dos seus profissionais estarão em pauta na IX Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social do Espírito Santo (Coneas) em conjunto com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), nos dias 04, 05 e 06 de outubro, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. A abertura será realizada nesta terça-feira (04), às 19 horas.
Com o tema geral “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, a IX Conferência Estadual de Assistência Social tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
Os assuntos serão divididos em quatro painéis para organizar e promover um aprofundamento maior dos temas discutidos durante a conferência. Cada painel será apresentado por um expositor, dentre eles está Aidê Cançado Almeida, diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A expectativa é que o evento reúna cerca de 450 participantes, distribuídos entre delegados e convidados. A conferência servirá também para eleger os 22 delegados que representarão o Estado na VIII Conferência Nacional de Assistência Social.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil, sendo composto pelo poder público e sociedade civil. Organiza as ações de assistência social em duas frentes de proteção: Proteção Social Básica (PSB) - prevenção de riscos sociais e pessoais, através da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social; e a Proteção Social Especial (PSE) – oferece assistência a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e, que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas entre outros aspectos.
Essas características fazem com que o SUAS adquira um importante papel na erradicação da extrema pobreza no Brasil e, por isso, a valorização de seus trabalhadores merece atenção especial, tanto que será o tema da VIII Conferência Nacional de Assistência Social, convocada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a ser realizada em Brasília, no período de 7 a 10 de dezembro deste ano.
Os profissionais propõem a capacitação do profissional, do trabalho e serviços, além de ideias para a construção da carreira, a organização sindical, as mesas de negociação, as regulações.
Serviço:
Abertura: 04 de outubro
Horário: 19 horas
Palestras: 05 e 06 de outubro
Local: Hotel Praia Sol – Rua Eudólio Cruz, nº1, Nova Almeida – Serra/ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário