O governador Renato Casagrande visitou a cidade de Bom Jesus do Norte, no extremo Sul capixaba, na manhã desta sexta-feira (14), onde entregou importantes investimentos voltados à proteção social.
O município recebeu do Governo do Estado um novo prédio, onde funcionará, a partir da próxima segunda-feira (17), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde famílias em situação de vulnerabilidade serão atendidas por profissionais capacitados.
O espaço inaugurado dispõe de laboratório de informática, sala de atendimento psicossocial e área reservada para atendimento aos 2.580 beneficiários do Programa Bolsa Família, domiciliados na região.
“O CRAS é a casa das famílias. É um local de acolhimento que representa bem o nosso foco prioritário, de cuidar das pessoas, principalmente, dos mais necessitados, ou seja, dos capixabas que estejam em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o governador.
Casagrande também destacou que a presença da administração estadual em todos os municípios é uma forma de mostrar à sociedade que a atenção do Governo não estará apenas direcionada para a Região Metropolitana, como acontecia no passado. “Estamos levando obras e serviços a todas as regiões para que o desenvolvimento equilibrado possa se tornar realidade em todo o Espírito Santo”, disse.
Redução da pobreza
“O Governo do Estado vem investindo na política de assistência em todo território capixaba, a fim de reduzir a extrema pobreza no Espírito Santo, para isso, estamos desenvolvendo uma série de ações, como a ajuda no custeio da máquina pública, pois essa é uma das grandes dificuldades dos gestores municipais”, afirmou o secretário Rodrigo Coelho.
Em cada município capixaba existe um ou mais Centros de Referência, que desenvolvem com os usuários atividades como palestras, recepção e acolhida, acompanhamento de famílias e indivíduos, grupo ou oficina de convivência (jovens e idosos), atividades socioeducativas com famílias, visitas domiciliares, atividades de inclusão digital, encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial e outras políticas públicas, bem como encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único e ainda articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.
Com uma população de aproximadamente 9.500 habitantes, o município de Bom Jesus do Norte possui 678 famílias pobres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, ou seja, grupos familiares que têm renda mensal de R$ 140,00 por pessoa. Já dentro do perfil para se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico), que são famílias que possuem renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos no total, existem 1.541 cadastros.
Repasses de verbas
Para desenvolver a política de assistência social com esse público, o Governo do Estado liberou para o município, através do repasse Fundo a Fundo, o valor de R$ 198 mil a serem utilizados em ações da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
Esse é o 14º Centro de Referência inaugurado desde o inicio deste ano. A meta é chegar ao final de 2011 com mais de 20 CRAS inaugurados em todo território capixaba, levando assim, os serviços do Estado a todos aqueles que necessitam de assistência social.
Fotos: Secom