domingo, 30 de outubro de 2011

Rodrigo Coelho participa da marcha da juventude




Jovens católicos de todo o território capixaba participaram de uma grande passeata em comemoração ao Dia Nacional da Juventude neste domingo (30), onde fizeram um clamor popular contra a violência e o extermínio de jovens. Segundo a Polícia Militar, 30 mil pessoas participaram da marcha.



A manifestação também faz parte da comemoração dos 25 anos da Pastoral da Juventude capixaba. O arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, ressaltou que o evento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade capixaba contra a violência contra os jovens.


O secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), Rodrigo Coelho, também esteve presente na passeata, que saiu da Praia de Camburi e foi até a Praça do Papa, onde aconteceram ainda várias atividades em comemoração ao Dia Nacional da Juventude. Durante o trajeto, de pouco mais de 4 km, o secretário Rodrigo Coelho acompanhou o governador Renato Casagrande, o vice governador Givaldo Vieira, o prefeito de Vitória, João Coser, entre outras autoridades políticas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Secretário de assistência entrega veículos a Lar dos idosos em Cachoeiro


O Lar Adelson Rebello em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu na última quinta-feira (27), da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), dois carros para auxiliar no transporte dos idosos para atendimentos de urgência, consultas médicas e outros afazeres que forem necessários à saída dos idosos.  Os veículos, entregue pelo secretário estadual de assistência social, Rodrigo Coelho, foi recebido pelo assessor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, Tony Machado, pelo assessor especial de projetos da Santa Casa, e do Instituto Pró Vitae, Mateus Vazzoler, e pela auxiliar administrativa do Lar, Olga Darós. A secretária municipal de Assistência Social, Nilcéia Pizza, também esteve presente, acompanhando a entrega dos veículos.
O lar abriga 52 idosos, entre homens e mulheres, e contava com apenas uma ambulância. A frota reduzida não comportava a demanda de viagens para consultas. “Os veículos doados irão agilizar os atendimentos, e proporcionar o conforto necessários aos internos”, afirmou Olga Darós.
“Os idosos que aqui vivem têm todo o acompanhamento necessário, tudo que precisam, e a conquista desses veículos é fundamental para a realização dos trabalhos da diretoria, um problema que agora é solucionado com o comprometimento do Governo do Estado na política de assistência social”, afirmou o secretário Rodrigo Coelho.
O secretário Rodrigo Coelho, aproveitou a entrega dos veículos no lar Adelson Rebello para realizar mais uma etapa do diagnóstico da rede de assistência social do estado do Espírito Santo. O diagnóstico tem como finalidade identificar a real estrutura, entender as prioridades dos municípios, conhecer os equipamentos públicos, e planejar as futuras ações na política de assistência.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vídeo "Trabalho por toda parte"

Apresentação do trabalho desenvolvido pela SEASTDH nos municípios capixabas.

ES aponta avanços na redução do número de pobres no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Nesta segunda-feira (17), em todo o mundo é celebrado o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. E, o Espírito Santo mostra mudanças positivas registradas nos últimos anos. De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no período entre 2001 e 2009 o Estado apresentou queda em sua taxa de pobreza de 32,8% para 15%, ou seja, registrou em oito anos, redução de 54,3% do número de pessoas pobres no Estado.


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), tem criado equipamentos públicos que oferecem oportunidades aos cidadãos, principalmente de ingresso no mercado de trabalho. No Estado, mais de 30 mil famílias capixabas pobres lutam, diariamente, com pouca ou nenhuma condição de sobrevivência.


O secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, defende que o Estado está engajado para cumprir a meta de reduzir ainda mais a pobreza entre os capixabas. “O Governo do Espírito Santo tem como foco principal a redução da extrema pobreza e estamos trabalhando para estruturar a política de assistência, aumentando o número de equipamentos públicos, criando alternativas para ajudar os municípios no custeio da política, entre outras ações que visam a reduzir a pobreza em território capixaba", declara o secretário.


Desde o inicio deste ano, o Estado já entregou 14 unidades de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), local preparado e equipado para receber famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e com elas, desenvolver os trabalhos de acolhida e encaminhamento ao serviço socioassistencial que envolvem capacitação profissional, lazer entre outros.


Ainda nos CRAS, que atualmente atendem a aproximadamente 93 mil famílias em todo o território capixaba, o trabalho desenvolvido por assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais é voltado para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, para a prevenção da ruptura de vínculos, para o regaste da autoestima, da dignidade e da emancipação dos usuários.


Genivaldo Dordenoni, administrador de empresas natural de Venda Nova do Imigrante, é membro de uma família que foi acolhida, assistida e beneficidária do Bolsa Família e que hoje alcançou a emancipação. “Minha mãe recebia o Bolsa Família e assistência do Estado. Foi assim que pode garantir meus estudos e dos meus irmãos, pois sempre acreditou que seria estudando que conseguiríamos uma vida digna. Quando fiz 18 anos saí da minha cidade, onde sempre estudei em escola pública, e vim para Vitória fazer vestibular. Passei na Ufes e hoje trabalho como administrador em um banco na Capital”.


Em julho deste ano, o Estado deu mais um passo rumo ao objetivo de tirar pessoas da condição de pobreza. Regionalizou o Programa Federal Brasil Sem Miséria ao lançar o Incluir - Programa Capixaba de Redução da Pobreza.


Com o Incluir, o Governo estadual vai localizar as famílias extremamente pobres e inseri-las de forma integrada aos diversos programas, de acordo com as suas necessidades e perfil. A meta é promover a redução da pobreza, a inclusão social, e a promoção da cidadania, articulando e promovendo uma rede de ações e projetos, acesso a educação, esporte, cultura, geração de emprego e renda em áreas de maior vulnerabilidade social, tendo como base a emancipação das famílias, envolvendo todos os atores sociais (públicos e privados). Assim, a população mais pobre vai ter acesso às oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico do Estado, pois o objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população ampliando a presença do Estado onde a população mais necessita.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governo reforça investimentos em proteção social no Sul do Estado


O governador Renato Casagrande visitou a cidade de Bom Jesus do Norte, no extremo Sul capixaba, na manhã desta sexta-feira (14), onde entregou importantes investimentos voltados à proteção social.
 
O município recebeu do Governo do Estado um novo prédio, onde funcionará, a partir da próxima segunda-feira (17), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde famílias em situação de vulnerabilidade serão atendidas por profissionais capacitados.
 
O espaço inaugurado dispõe de laboratório de informática, sala de atendimento psicossocial e área reservada para atendimento aos 2.580 beneficiários do Programa Bolsa Família, domiciliados na região.

“O CRAS é a casa das famílias. É um local de acolhimento que representa bem o nosso foco prioritário, de cuidar das pessoas, principalmente, dos mais necessitados, ou seja, dos capixabas que estejam em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o governador.



Casagrande também destacou que a presença da administração estadual em todos os municípios é uma forma de mostrar à sociedade que a atenção do Governo não estará apenas direcionada para a Região Metropolitana, como acontecia no passado. “Estamos levando obras e serviços a todas as regiões para que o desenvolvimento equilibrado possa se tornar realidade em todo o Espírito Santo”, disse.


Redução da pobreza

“O Governo do Estado vem investindo na política de assistência em todo território capixaba, a fim de reduzir a extrema pobreza no Espírito Santo, para isso, estamos desenvolvendo uma série de ações, como a ajuda no custeio da máquina pública, pois essa é uma das grandes dificuldades dos gestores municipais”, afirmou o secretário Rodrigo Coelho.



Em cada município capixaba existe um ou mais Centros de Referência, que desenvolvem com os usuários atividades como palestras, recepção e acolhida, acompanhamento de famílias e indivíduos, grupo ou oficina de convivência (jovens e idosos), atividades socioeducativas com famílias, visitas domiciliares, atividades de inclusão digital, encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial e outras políticas públicas, bem como encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único e ainda articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.


Com uma população de aproximadamente 9.500 habitantes, o município de Bom Jesus do Norte possui 678 famílias pobres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, ou seja, grupos familiares que têm renda mensal de R$ 140,00 por pessoa. Já dentro do perfil para se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico), que são famílias que possuem renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos no total, existem 1.541 cadastros.

Repasses de verbas

Para desenvolver a política de assistência social com esse público, o Governo do Estado liberou para o município, através do repasse Fundo a Fundo, o valor de R$ 198 mil a serem utilizados em ações da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Esse é o 14º Centro de Referência inaugurado desde o inicio deste ano. A meta é chegar ao final de 2011 com mais de 20 CRAS inaugurados em todo território capixaba, levando assim, os serviços do Estado a todos aqueles que necessitam de assistência social.

Fotos: Secom

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Governo do ES realiza IX Conferência Estadual de Assistência Social


A consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a valorização dos seus profissionais estarão em pauta na IX Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social do Espírito Santo (Coneas) em conjunto com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), nos dias 04, 05 e 06 de outubro, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. A abertura será realizada nesta terça-feira (04), às 19 horas.
Com o tema geral “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, a IX Conferência Estadual de Assistência Social tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
Os assuntos serão divididos em quatro painéis para organizar e promover um aprofundamento maior dos temas discutidos durante a conferência. Cada painel será apresentado por um expositor, dentre eles está Aidê Cançado Almeida, diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 
A expectativa é que o evento reúna cerca de 450 participantes, distribuídos entre delegados e convidados. A conferência servirá também para eleger os 22 delegados que representarão o Estado na VIII Conferência Nacional de Assistência Social.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil, sendo composto pelo poder público e sociedade civil. Organiza as ações de assistência social em duas frentes de proteção: Proteção Social Básica (PSB) - prevenção de riscos sociais e pessoais, através da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social; e a Proteção Social Especial (PSE) – oferece assistência a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e, que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas entre outros aspectos.
Essas características fazem com que o SUAS adquira um importante papel na erradicação da extrema pobreza no Brasil e, por isso, a valorização de seus trabalhadores merece atenção especial, tanto que será o tema da VIII Conferência Nacional de Assistência Social, convocada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a ser realizada em Brasília, no período de 7 a 10 de dezembro deste ano.
Os profissionais propõem a capacitação do profissional, do trabalho e serviços, além de ideias para a construção da carreira, a organização sindical, as mesas de negociação, as regulações.
Serviço:

Abertura: 04 de outubro
Horário: 19 horas
Palestras: 05 e 06 de outubro
Local: Hotel Praia Sol – Rua Eudólio Cruz, nº1, Nova Almeida – Serra/ES

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Incluir inspira programas de redução da extrema pobreza pelo Brasil



O secretário estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, recebeu, na última sexta-feira (23), a visita de César Fortes, Coordenador do Programa de Superação da Pobreza do Estado do Piauí, o Viver Mais, que ainda encontra-se em fase de desenvolvimento. O encontro foi motivado pelo Incluir, Programa Capixaba de Redução da Pobreza, por ter sido classificado pelo Governo Federal como referência nacional no combate à extrema pobreza.


Para conhecer mais detalhes do programa capixaba Incluir, o coordenador do Programa Viver Mais, veio ao Estado para levar ideias a serem implementadas no programa de superação da pobreza piauiense.  


Perguntado sobre quais ideias do Incluir lhe chamaram a atenção, César Fortes afirma, “a complementação da transferência de renda é bastante interessante, mas não é só isso. Há também o reforço, por parte da Secretaria de Assistência Social, no acompanhamento das famílias através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Governo estadual, utilizando seus próprios recursos, auxilia as prefeituras nesse acompanhamento”.


No Piauí, a situação de extrema pobreza é assustadora, pois no Estado há 166 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, número cinco vezes maior do que o encontrado no estado do Espírito Santo (31 mil famílias). Sendo que a população piauiense é menor do que a população capixaba.