terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reunião com representantes do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos do Pará





Na manhã desta segunda-feira (29), representantes dos Programas de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) dos Estados do Espírito Santo e do Pará estiveram reunidos no gabinete do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho.

O encontro foi marcado pela troca de experiências entre os comitês gestores dos dois programas. Os paraenses explicaram que o PPDDH executado por eles conta com a importante colaboração das Polícias Civil e Militar.

Já os capixabas informaram que o Espírito Santo possui uma lei especifica para tratar do Programa de Proteção a Vitimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita/ES), Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes (PPCAM) e o Programa de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH). Além disso, foi passado que o Estado está discutindo a criação de uma rede que integre esses três programas.

Por fim, durante a reunião, foram definidos alguns encaminhamentos, por exemplo, a solicitação de uma audiência pública ao secretário de Justiça sobre o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

Para o subsecretário de Direitos Humanos, Perly Cipriano, o encontro com os representantes do programa paraense foi muito produtivo. “O diálogo entre os programas de diferentes Estados é algo que agrada muito no avanço do sistema de proteção. Isso permite que sejam vistas as fragilidades, no sentido de corrigi-las, bem como sejam conhecidos os pontos fortes para que possam ser adaptados a nossa realidade, consolidando a ação de proteção do Poder Público com a Sociedade Civil”, destacou o subsecretário.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Incluir aponta bons resultados após um ano de sua criação

Após um ano de seu lançamento, o Programa Capixaba de Redução da Pobreza - Incluir aponta dados positivos no alcance de suas metas. São oportunidades de uma vida melhor para famílias pobres e extremamente pobres, do campo e a cidade, com programas que abrangem a todos que estão vulneráveis socioeconomicamente.
Com a busca ativa, primeiro passo do Programa, de junho de 2011 até o momento, mais de 47 mil famílias com perfil de pobreza foram identificadas, inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais e encaminhadas para os serviços de acordo com o seu perfil.
Desses dados, 9.045 famílias extremamente pobres já recebem o Bolsa Capixaba. São R$ 50,00 pagos pelo do Governo do Estado a grupos familiares que recebem atendimento domiciliar e participam de cursos de qualificação ou outros programas, que incentivam a conquista da independência financeira.
Para melhor atender as demandas do Programa, o Governo Estadual inaugurou 27 Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS), um investimento de mais de R$ 11 milhões em equipamentos sociais que além de acolher o cidadão, faz a ponte entre o usuário e os serviços públicos.
Foi através do CRAS que a diarista Leni dos Reis soube que tinha direito ao beneficio Federal, Bolsa Família. “Fui ao CRAS para saber como poderiam me ajudar e saí de lá recebendo o Bolsa Família e com meus três filhos fazendo aula de informática.” Declarou Leni.
Abrindo o leque de oportunidades de emprego, o Detran desenvolveu o Programa CNH Social que visa habilitar gratuitamente até 2014, 10 mil motoristas que de posse da carteira de habilitação, podem ingressar no mercado de trabalho.
Para os agricultores com baixa renda existe o Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Já são 540 famílias capixabas produzindo alimentos saudáveis para consumo próprio e comercialização, com os itens compostos no kit fornecido pelo Governo Federal em parceria com o Governo estadual.
O Programa Incluir tem uma gama de ações que atende a todo o Estado, com a proposta de até o final de 2014, tirar da extrema pobreza 144 mil pessoas, número que representa 4,1 % da população capixaba.
O Governo está mobilizado para que se alcance este objetivo, oportunizando em várias frentes condições de se conquistar a emancipação através da geração de renda.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – SEADH
Rodrigo Santana
Tel: 3636-6803 / 9949-3340
Flávia Pinheiro
Tel: 3636-6803 / 9859-6726
Texto: Flávia Pinheiro

Técnicos discutem combate à pobreza extrema no campo dentro do Programa Incluir

Discutir e analisar políticas de inclusão produtiva no combate à pobreza rural e identificar boas práticas no desenho de estratégias e implantação de ações. Com esse objetivo, representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), realizará cinco encontros regionais do Incluir (Programa Capixaba de Redução da Pobreza).

Os dois primeiros encontros serão realizados nesta quarta-feira (24) e quinta feira (25), respectivamente, nos municípios de Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim. O público alvo dessas atividades são os profissionais da assistência social e da agricultura dos municípios da região.

Para o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, é preciso gerar oportunidades de trabalho acessíveis e de qualidade, além de investir em capacitação. Ele observou, no entanto, que esse avanço depende do trabalhador rural, o principal ator do processo. “Sem protagonismo, esforço e perseverança, não existe inclusão produtiva. E nós temos que, também na nossa política, promover esses três pilares”, afirmou.

“A saída da pobreza do campo não pode ser trabalhada como uma ação individual. A importância das parcerias e do compromisso de todos os municípios com o governo estadual é fator fundamental para o sucesso das estratégias executadas no campo e a promoção desse resultado coletivo”, concluiu o secretário.
Em Venda Nova do Imigrante o encontro será no auditório do Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper e em Cachoeiro de Itapemirim, a capacitação acontecerá no auditório do Cecapeb, na Cidade Universitária, em Morro Grande.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/SEADH
Rodrigo Sant’Ana
rodrigo.santana@seadh.es.gov.br
Tels:3636-6803 / 9949-3340
Flávia Pinheiro
ascom@seadh.es.gov.br
Tels: 3636-6802 / 9859-6726